Repensando a forma de consumir
Repensando a forma de consumir 13/9/2018

Ou aprendemos a cuidar ou pereceremos. Essa frase é do filósofo colombiano, Bernardo Toro. Ele destaca a importância de mudar o paradigma atual do sucesso baseado no acúmulo de bens e busca de poder para um superior, que é o do cuidado.

Esse paradigma atual nos trouxe até aqui. Por um lado temos a possibilidade de comunicação entre todos em qualquer lugar do mundo e por outro há um risco de desaparecimento da nossa espécie – mudanças climáticas, escassez de água e energia, distribuição de alimentação, entre outros. O grande conflito é que não podemos parar de consumir, produzir, precisamos seguir crescendo espiritual e materialmente para poder enfrentar nosso dia a dia, mas precisamos buscar uma nova forma de consumir. Uma maneira que nos permita solucionar os problemas de uma forma nova. Ou desapareceremos ou alcançamos um estado superior de humanização.

A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo.

Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

O consumo consciente é uma questão de hábito, é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida de forma equilibrada para que tanto a atual quanto as gerações futuras possam desfrutar dos recursos do planeta.

Agora é a hora de repensar e agir. Pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Vamos juntos?

 

 

 

Não há comentários para este post, seja o primeiro!
Nome
E-mail
Seu e-mail não será exibido.
Comentário
© Copyright 2019 | BeBamboo : : Cuidando do amanhã desde pequeno - Todos os direitos reservados